quarta-feira, 16 de setembro de 2009

13
.
Da amorosa valoração. De acordo com o Mário Quintana: “Quem ama inventa as coisas a que ama”. Coisa que Comte-Sponville, relacionando Spinosa a Cristo, ou o inverso disso, concorda plenamente: “Os mestres nos dizem que é necessário começar por amar os que são amáveis (nossos amigos), mas que a verdade verdadeira é que não é porque as pessoas são amáveis que temos de amá-las; ao contrário, é porque você as ama que elas são, para você, amáveis. É onde Jesus e Spinosa estão mais próximos: não é o valor do objeto amado que governa ou justifica o amor; é o amor que dá valor a seu objeto. [...] O amor cria o valor, muito mais do que depende do valor”. Mais que isso, só a constatação do óbvio: aquele que ama, ama o valor do objeto amado, mesmo que desconheça qual valor é esse. Assim, quando o Cristo pergunta a Pedro: “Pedro, tu me amas?”, e Pedro diz: “Sim, Senhor; amo-te”, o Cristo não demora a dizer: “Apascenta as minhas ovelhas”. O apascentar as ovelhas, de Pedro, em tese, é feito por amor ao Cristo, e não exatamente pelas ovelhas. Mas o Cristo, sendo reconhecido como Deus e Senhor, e exigindo o esforço do servo, dá coerência e respaldo à interpretação mais crua, mais real, porém. O esforço, o valor do esforço, tendo a marca do serviço, espera por uma recompensa: a salvação eterna; a sua salvação, Pedro. Assim, embora o Cristo possa amar a Pedro com o ágape, é com o stergein que Pedro amará o Cristo. E como poderia ser diferente? O amor, meus caros, nunca é sem um interesse próprio; o que ama, afinal, mesmo que diga amar o Outro – ou a Deus –, é a si mesmo, e só, que ama: amour de soi.

2 comentários:

  1. O amor e a paixão são comumente confundidos. Existe um limite invisível e indeterminável entre ambos, mas uma coisa é certa: o amor é altruísta e busca a realização do outro, enquanto a paixão é egoísta em prol da própria realização.

    Bom texto. Linkado no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Nos textos anteriores e nos que ainda virão, Maranganha, essa distinção é bastante elucidada. Obrigado pelo comentário... \o

    ResponderExcluir

patativa moog, amor, filosofia, felicidade, paixão, desejo