quarta-feira, 1 de julho de 2009

14
.
Do sentir e do dizer o que sente. Então Laíza, no Orkut dele, enviou-lhe um scrap, onde dizia: "I will miss You!" E ele, que não andava muito bem da cabeça por aqueles dias, perguntou-lhe, pelo MSN:
- O que tu quer dizer com "I will miss You!"?
- Tu n sabe, Jeca?
Ela perguntou, espantando-se de que ele não soubesse traduzir a frase.
- Saber, eu sei, baby. O que quero mesmo saber é o que tá mais por trás do sentir, e do dizer o que se sente. Porque uma coisa é a fala, e outra é o sentido.
- Eu sentirei sua falta - ela disse, separando palavra por palavra –, e é isso mesmo, sem mistérios, sem análises metalingüísticas, sem sentidos outros... pq sinto falta de tudo o q amo, e amo muitas coisas, embora vc n seja uma... vc entendeu, seu louco!!
Ele, talvez emocionado, e disfarçando a pequenina emoção, disse, jocoso:
- Pois eu não sentirei falta nenhuma de mim mesmo.
Uma semana depois ele viajaria para Alagoas, e os dois não mais se falam desde então. E isso já tem três anos.
O amor, meus caros, minhas caras, é um modo de dizer a Vontade, encobrindo-a; mas a Vontade precisa do olhar – mesmo o do interior, que advém do exterior, aí gravado na memória –, que é o sentido mais aguçado do Desejo. Mais do que ter a faca e o queijo, como diz a Adélia em O coração disparado, de 1978, é preferível ter a fome: “Não quero faca nem queijo. Quero a fome”. É com essa fome que se come o mundo, e as coisas do mundo... embora não seja educado falar de pessoas como “coisas”.

2 comentários:

  1. Eu diria até que é a fome que move as pessoas.Gostei.Um texto bem Patativa! =D

    ResponderExcluir
  2. Quem diz isso também é o Werner Herzog, o Akira Kurosawa, Schopenhauer, Nietzsche, Lou-Salomé e, de modo sintético, Freud... quem os compreende, percebe que não falo nada que seja absurdo. Postagens (textos) PIORES estão por vir, nos Livros 2 e 3... hehehe...

    ResponderExcluir

patativa moog, amor, filosofia, felicidade, paixão, desejo