sábado, 5 de dezembro de 2009

61
.
Dos mistérios misteriosos. Uma pesquisa simples sobre o sexo entre os animais – reino do qual fazemos parte, mas com a razoabilidade –, mostrará ao pesquisador os mecanismos naturais de galanteios e conquistas, com vistas ao coito e à preservação da espécie. A luta entre os mais fortes de um bando, por exemplo, mais do que garantir a liderança, garante às gerações seguintes exemplares mais fortes, aptos à sobrevivência. Não somos diferentes dos bichos, e nem tão “melhores” que eles. O que temos de diferente é a razoabilidade, e a capacidade de adaptar a natureza às nossas necessidades - a exemplo do nosso progresso na ciência que produz remédios cada vez melhores, que fazem a vida durar cada vez mais. É nosso também o engenho que cria armas e tecnologias capazes de matar cada vez mais e de modo mais eficiente. Também nos diferimos dos animais puramente instintivos pelo poder que temos de criar mentiras, e algumas dessas tão bem criadas que, transmitidas às próximas gerações, são assimiladas de modo acrítico, como se fossem “coisa boa e normal”, que é assim mesmo porque é “assim mesmo”, e porque “assim assado”: moral. O amor, afinal, não é uma “coisa” incognoscível, pertencente ao âmbito da moral, e nem é um mistério assim tão profundo, mistério misterioso. Mistério mesmo é o amar, e o haver quem ame.

4 comentários:

  1. É...talvez a razão nos diferencie. Ainda acredito que se não fossem os polegares opositores, ainda seríamos macacos sem jeito. (brincadeira)
    hahahahahahahahah...
    Mistério amar alguém, e ser amado.
    A ciência diz que nossos genes escolhem outros complementares, ou mais fortes. Daí, a chance de um cruzamento bem sucedido, e adiante, descendentes "melhorados".
    A ciência tirou o encanto do sentimento...
    Mas que seja,
    o pior, como você bem disse, é que as caracteristicas ruins também vão à frente...

    abraço.´
    ótimo blog!
    =P

    ResponderExcluir
  2. "Mistério é haver quem ame."
    hehehehe!!!! Tu hein Pataivas!!!!

    Concordo com o comentário já postado: A ciência tirou o encanto do sentimento... a Modernidade, a crença na Razão e na racionalidade...

    Depois de todo esse processo que varreu o Ocidente, de fato, mistério é haver quem ame...

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei mais do final. O amor, enquanto definição é mesmo uma abstração, mas difícil é encontrar quem ame, nisso concordo, o que é uma pena...
    bjo!

    ResponderExcluir
  4. "A ciência tirou o encanto do sentimento" mas mostrou algumas "verdades" que desfazem mentiras criadas pelos animais chamados racionais. Ao longo dos anos, sempre ou quase sempre, o mais forte físicamente do nosso bando, o homem, criou mentiras com aspecto moral que interessavam principalmente ou muitas vezes somente a ele, de maneira tão persuasiva que tomou proporções mundiais. O autor do blog tem razão. As mentiras são "assim mesmo" assim e ponto final. Será que entendi as entrelinhas dessas mentiras? será que entendi direitinho? será? há muito tempo venho sentindo necessidade de falar sobre esse assunto que não é fácil porque precisa de bases teóricas, práticas e uma boa dialética. Mesmo que superficialmente como o texto; falei, desabafei!!!

    PS. porque os comentários saíram da tela?

    ResponderExcluir

patativa moog, amor, filosofia, felicidade, paixão, desejo